Incontinência urinária

by Gabriel Marantes with 2 Comments in fevereiro 6, 2016 In Category: Fisioterapia | prevenção | Reabilitação | Saúde

Visão geral do tópico

O sistema urinário e sua localização no corpo

O que é a incontinência urinária?

Incontinência urinária é a perda acidental de urina. Isso pode acontecer quando você tossir, rir, espirrar ou correr. Ou você pode ter uma necessidade súbita de ir ao banheiro, mas não pode chegar lá a tempo. Problemas de controle da bexiga são muito comuns, especialmente entre os adultos mais velhos. Eles normalmente não causam grandes problemas de saúde, mas eles podem ser embaraçosos.

A incontinência pode ser um problema de curto prazo causada por uma infecção do trato urinário , um medicamento, ou prisão de ventre . Fica melhor quando você tratar o problema que está causando isso. Mas este tópico concentra-se na incontinência urinária crônica.

Existem dois principais tipos de incontinência urinária. Algumas pessoas -especialmente as de maior idade – podem ter ambos.

• A incontinência de esforço ocorre quando espirrar, tossir, rir, correr ou fazer outras coisas que colocam pressão sobre a bexigaClique aqui para ver uma ilustração. . É o tipo mais comum de problema de controle da bexiga em mulheres.
  • A incontinência de urgência acontece quando você tem uma forte necessidade de urinar, mas não consegue chegar ao banheiro a tempo. Isso pode acontecer mesmo quando a bexiga está segurando apenas uma pequena quantidade de urina. Algumas mulheres podem não ter nenhum aviso antes que acidentalmente ocorra vazamento de urina. Outras mulheres podem vazar urina quando bebem água. Bexiga hiperativa é um tipo de incontinência de urgência. Mas nem todo mundo com bexiga hiperativa tem perdas urinárias involuntárias.

O que causa incontinência urinária?

Problemas de controle da bexiga podem ser causados por:

• Músculos fracos no baixo trato urinárioClique aqui para ver uma ilustração. .
  • Problemas ou danos, quer no trato urinário ou nos nervos que controlam a micção.

Incontinência por estresse ou esforço pode ser causada por parto, ganho de peso, ou outras condições em que se estendem os músculos do assoalho pélvicoClique aqui para ver uma ilustração. . Quando estes músculos não podem suportar a bexiga adequadamente, a bexiga cai e faz pressão sobre a vagina, dificultando que você contraia os músculos que fecham a uretra . Assim, a urina pode vazar por causa da pressão extra sobre a bexiga quando tossir, espirrar, rir, fazer exercício , ou fazer outras atividades.

A incontinência de urgência é causada por um músculo da bexiga hiperativa que empurra a urina para fora da bexiga. Pode ser causada por irritação da bexiga, estresse emocional, ou doenças cerebrais, tais como a doença de Parkinson ou acidente vascular cerebral . Muitas vezes os médicos não sabem o que causa ela.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a liberação acidental de urina.

• Se tiver incontinência de esforço , você pode perder uma pequena a média quantidade de urina ao tossir, espirrar, rir, fazer exercício ou fazer coisas semelhantes.
  • Se tiver incontinência de urgência , você pode sentir uma vontade urgente de urinar e a necessidade de urinar frequentemente. Com este tipo de problema de controle da bexiga, você pode vazar uma maior quantidade de urina que pode molhar suas roupas ou correr perna abaixo.
  • Se você tiver incontinência mista, você pode ter sintomas de ambos os problemas.

Como a incontinência urinária é diagnosticada?

O seu médico irá perguntar sobre o que e quanto você bebe. Ele também irá perguntar quantas vezes e quanto você urina e perde de urina. Um diário da bexiga 3 ou 4 dias antes de ver o seu médico pode ajudar a responder melhor estas perguntas.

O seu médico irá examiná-lo e pode fazer alguns testes simples para procurar a causa do seu problema de controle da bexiga. Se o seu médico achar que pode ser causada por mais de um problema, você provavelmente fará mais testes.

Como é o tratamento?

Os tratamentos são diferentes para cada pessoa. Eles dependem do tipo de incontinência que você tem e quanto isso afeta sua vida. Após o seu médico definir o que causou a incontinência, o seu tratamento pode incluir exercícios, treinamento da bexiga, medicamentos, um pessário, ou uma combinação destes. Algumas mulheres podem precisar de cirurgia.

Há também algumas coisas que você pode fazer em casa. Em muitos casos, estas alterações do estilo de vida, podem ser suficiente para controlar a incontinência.

• Cortar bebidas com cafeína, como café e chá. Também cortar bebidas gaseificadas, como refrigerantes. E não beber mais do que uma bebida de álcool por dia.
  • Coma alimentos ricos em fibras para ajudar a evitar a constipação.
  • Não fume. Se você precisar de ajuda para parar de fumar, fale com o seu médico.
  • Manter um peso saudável.
  • Tente exercícios simples do assoalho pélvico como exercícios de Kegel.
  • Ir ao banheiro em vários horários fixos a cada dia, e usar roupas que podem ser removidos facilmente. Deixe o seu caminho para o banheiro aberto.
  • Mantenha o controle de seus sintomas e qualquer perda de urina com um diário da bexiga. Isso pode ajudar você e seu médico a encontrar o melhor tratamento para você.

Se você tiver sintomas de incontinência urinária, não se envergonhe de dizer ao seu médico. A maioria das pessoas pode ser ajudada ou curada.

Como você pode prevenir a incontinência urinária?

Fortalecer os músculos pélvicos com exercícios de Kegel podem diminuir o risco de incontinência.

Se você fuma, tente parar de fumar. Deixar de fumar pode fazer você tossir menos, o que pode ajudar com a incontinência.

traduzido de http://www.emedicinehealth.com/urinary_incontinence_in_women-health/article_em.htm

• Letícia Marantes / 20:33 / 11 de fevereiro de 2016 /

Excelente !!!!!

• Iara Cassol / 23:19 / 11 de fevereiro de 2016 /